A construção das Estradas de Ferro Mauá e D. Pedro II (1ª e 2ª seção) contou com
a contribuição de engenheiros estrangeiros, uma vez que no Brasil não havia
profissionais experientes nesta área. O ensino de Engenharia no Brasil até a
consolidação da Escola Politécnica, já na década de 70, não abordava
especificamente o estudo das construções ferroviárias.
Segundo Silva Teles, em seu livro História da engenharia no
Brasil - século XVI a XIX, para tais construções foram contratados engenheiros
ingleses, franceses, belgas e norte-americanos.
Na Estrada de Ferro Mauá, trabalharam os ingleses William
Bragge, Robert Milligan e William Gilbert Ginty.
Na Estrada de Ferro D. Pedro II - 1ª Seção trabalharam os
ingleses Christopher Bagot Lane e Charles E. Austin, os franceses Poirsin e
Marchoud e ainda o belga Cap. Vlemieux. Na 2ª Seção desta mesma linha os
contratados foram os norte-americanos Cel. Charles F. M. Garnett, Maj. Andrew
Ellison Jr., William S. Ellison, William Milnor Roberts, John Lawson, John
Whitaker, M. W. Chandler, Jacob Humbird, R. Hayden, John Meen Jr., Richard
Morton, John Mawsen, John Foster, Mutemberg e Fisk.
Fonte: Silva Telles