___"O porto de Mauá procurará assim arrancar a hegemonia do Porto Estrela e o conseguirá. Alguns anos mais tarde, aquela localidade, centro de intercâmbio e comércio, cabeça de comarca, perderá de prestígio pouco a pouco. Vítima do trilho, não usufruirá mais as vantagens que lhe dera a trilha. Em breve seu município se desagregará em porções absorvidas por Iguaçu, por Magé, por Petrópolis que dela, da Estrela se destaca para se tornar vencedora (...) E o novo regimen nela se encontrará umas casas em ruínas, a pequena matriz do Pilar, vestígios de empedramento as tropas em descanso alisavam os cascos no sombreado das varandas das casas de negócio".

Fonte: BACKHEUSER, Everardo. Da Trilha ao trilho: contribuição para a conquista antropogeográfica da baixada e massiço fluminenses. Revista do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, n° 69.

___Lançamento da Pedra Fundamental da Estrada de Ferro Petrópolis (Mauá). Óleo/tela. Coleção Paulo Geyer. Foto publicada no Catálogo do Centro de Preservação Ferroviária do Rio de Janeiro/Engenho de Dentro/1983/Preserve/RFFSA. Este ato foi realizado na localidade de Fragoso.

Fonte: www.anpf.com.br/histnostrilhos/historianostrilhos10_novembro2003.htm
 

___Estrada de Ferro Mauá - ligava o fundo da Baía de Guanabara a Fragoso, localidade próxima a Raiz da Serra de Petrópolis. Efetivava a ligação de Petrópolis com a Corte, através de integração intermodal: Passageiro tomava barco a vapor na Praça Mauá, trocava para o Trem no Porto da Estrela e finalmente transbordava para diligências em Fragoso com destino a Petrópolis.

Fonte: images.google.com/imgres?imgurl=http://br.geocities.Com/spacio7/maua-terminal.jpg&imgrefurl=http://br.geocities.com/spacio7/ferrovia-01.htm&h=336&w=862&sz=70&hl=pt-BR&start=23&tbnid=FC5GLYbfMcPmPM:&tbnh=57&tbnw=145&prev=/images%3Fq%3DEstrada%2Bde%2BFer