O Parque Municipal da Taquara localiza-se em Imbariê, 3º distrito de Duque de Caxias.
Foi criado por lei municipal de nº1157 em 11 de Dezembro de 1992, tendo como base o já extinto artigo 5º do Código Florestal que previa a criação de Parques Nacionais, Estaduais e Municipais, como é o caso da Taquara, e Reservas Biológicas, que conciliassem a proteção de seus espécimes com pesquisas cientificas, objetivos educacionais ou recreativos. Esta reserva de proteção integral é composta por vegetação da Mata Atlântica, com área aproximadamente de 20 hectares, formando um corredor ecológico com a APA de Petrópolis e a REBIO do Tinguá.
A gestão do Parque é de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias. Pesquisas de catalogação de fauna e flora, iniciaram-se muito recentemente e não foram concluídas. Alguns trabalhos estão sendo desenvolvidos como levantamento de espécies da ictiofauna, anuros e aves. Também foi registrada a presença do mico-leão-dourado.
Mesmo sendo uma área de proteção integral ocorre a presença de moradores dentro dos limites do Parque, assim como há o uso do Parque para fins de lazer e recreação devido às cachoeiras lá existentes, e visitas guiadas com escolas da rede pública e terceira-idade.
* Esta unidade de conservação faz parte do Mosaico Central Fluminense.