Comissões CFSBF (1910 - 1916) A extinção da CFSBF (1910 - 1916)

Iniciativas anteriores

a CFSBF

CFSBF

(1910-1916)

Comissões

(1920 e 1930)

DNOS

DSBF

 

Trabalhos realizados durante a CFSBF (1910-1916)

Obras de Conservação e a Ocupação das terras saneadas Orçamento e Fiscalização das Obras A extinção da CFSBF (1910 - 1916)

A extinção da CFSBF (1910 - 1916)

No que se refere à CFSBF, Venceslau Brás emprega tom bastante diverso daquele apresentado por Hermes da Fonseca. O presidente anuncia de forma implícita o fim da CFSBF, ao declarar que a quantia aprovada para a execução dos trabalhos já havia sido em sua maior parte paga ao executante, e sobretudo ao afirmar a necessidade de se buscarem novos caminhos para a conservação das obras realizadas, dispensando de tal ônus o governo federal.

O relatório do MVOP de 1916 teve por conteúdos básicos a informação da extinção da CFSBF e a destinação dos materiais desta Comissão para a Inspetoria Federal dos Portos, Rios e Canais.


Por que motivo, mesmo sem a conclusão das obras e a definição da ocupação dos terrenos, resolve o governo dar por extinto um trabalho que custou aos cofres públicos a quantia total de 16.971.387$226, no mínimo cinco anos de trabalhos de campo, e diversas obras realizadas, a contar do início do ano de 1911.

A Primeira Guerra e o fato da empreiteira ser alemã surgem na literatura como possíveis fatores da extinção da CFSBF. Outro caminho, apenas indicado aqui, parece-nos mais promissor: o entendimento dos fatores que levaram à regionalização da questão do saneamento da Baixada Fluminense.

No relatório sobre os trabalhos desenvolvidos no ano de 1915, elaborado por Moraes Rego e encaminhado ao Sr Ministro do MVOP, Dr. Augusto Tavares de Lyra, encontramos um parecer , datado de 7 de junho de 1916 que indica claramente que o saneamento da Baixada Fluminense, alçado a questão nacional nos anos precedentes, passou a ser regionalizado, uma vez que favorecia apenas ao Estado do Rio de Janeiro. Entendemos, portanto, que é neste movimento de regionalização que poderemos encontrar indícios das razões da extinção da CFSBF.